Notícias
 
30/08/2018 - 19:09:35
Adoçante artificial pode desencadear obesidade e diabetes, diz estudo
 
 
Alguns estudos vêm sugerindo que estas substâncias podem não ser tão saudáveis quanto se diz


Os adoçantes artificiais são substâncias sintéticas criadas para dar aos alimentos um sabor doce, sem as calorias dos açúcares naturais – considerados uma alternativa para pessoas com diabetes, que auxiliam na perda de peso e mantém os níveis de glicose do sangue estáveis.

Desde sua chegada ao mercado, alguns estudos vêm sugerindo que estas substâncias podem não ser tão saudáveis quanto se diz. Recém-publicado por pesquisadores da Faculdade de Medicina de Wisconsin, um estudo sugere que o uso de adoçantes artificiais pode desencadear obesidade e diabetes acabou reacendendo esse debate. Os pesquisadores fizeram os testes em ratos e culturas celulares para fazer as análises.

"Apesar da adição desses adoçantes artificiais não calóricos para nossas dietas diárias, ainda houve um grande aumento de obesidade e diabetes", afirma o pesquisador Brian Hoffmann, PhD e professor assistente no departamento de engenharia biomédica das instituições, segundo o Estadão. "Nos nossos estudos, tanto o açúcar como os adoçantes artificiais mostraram efeitos negativos relacionados a obesidade e diabetes, embora através de mecanismos diferentes", explica.

Os pesquisadores alimentaram os animais com alimentos ricos em glucose e frutose (tipos de açúcar) ou com acesulfame-K (adoçante sem calorias) durante três semanas. Após esse período, foi verificado que os adoçantes mudaram a maneira como o corpo processa a gordura e obtém energia e que o adoçante fica acumulado no corpo, prejudicando as células que revestem os vasos sanguíneos.

Contudo, os pesquisadores alertam para o consumo do açúcar em detrimento do adoçante. "Se você consome essas substâncias estranhas, assim como o açúcar, o risco de desenvolvimento de problemas de saúde aumenta. Assim como com os outros componentes de nossa alimentação diária, eu prefiro falar para as pessoas que a moderação é a chave, já que é muito difícil cortar algo completamente da dieta", finaliza.
 
Fonte: Notícias ao Minuto Brasil - Lifestyle Saúde

voltar

 

Cirurgia da Obesidade. Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.