Texto geral
 
Cirurgia Bariátrica é o nome dado às cirurgias realizadas no aparelho digestivo para tratamento da obesidade e tem como objetivo promover a redução do peso. O tratamento cirúrgico não envolve a remoção de tecido adiposo por sucção ou excisão. A Cirurgia Bariátrica consiste em reduzir o reservatório gástrico (estômago) e/ou a absorção dos alimentos pelo intestino.

São candidatos à Cirurgia Bariátrica os pacientes com Índice de Massa Corporal (IMC) superior a 40 kg/m2 ou entre 35 e 40 kg/m2 quando existir uma doença associada capaz de ser melhorada com a perda de peso ou com IMC entre 30 e 35 kg/m2 com doença grave associada.

São doenças associadas a obesidade, capazes de melhorar com o emagrecimento:

a. Hipertensão arterial (Pressão Alta);

b. Diabetes mellitus;

c. Problemas articulares (dor nas costas e/ou joelhos);

d. Apnéia do sono (dificuldade de respirar durante o sono);

e. Dislipidemias (Colesterol e/ou Triglicérides altos);

f. Resistência à insulina (Pré-diabetes);

g. Síndrome plurimetabólica.

Para podermos indicar o tratamento cirúrgico da obesidade, também se faz necessário:

§ Indicação formal dos seguintes especialistas:

a. Endocrinologista

b. Nutricionista

c. Psicólogo ou Psiquiatra

Obs.: Em alguns casos se faz necessário a avaliação de outros especialistas como Ortopedista, Cardiologista, Pneumologista, etc.

§ Obesidade estável há pelo menos cinco anos.

§ Fracasso dos regimes alimentares ou medicamentos há mais de dois anos.

§ Ausência de patologias endócrinas descompensadas.

§ Compreensão e cooperação satisfatórias do paciente.

§ Ausência de dependência em relação ao álcool e drogas.

§ Risco operatório favorável.

§ Ausência de distúrbios alimentares e/ou psiquiátricos.

Trabalho em Equipe

É necessário que uma equipe interdisciplinar esteja envolvida na cirurgia da obesidade. O nosso serviço é composto por vários profissionais:

1. Cirurgião

2. Equipe cirúrgica propriamente dita (auxiliares, anestesista, instrumentador).

3. Psicólogo

4. Nutricionista

5. Endocrinologista *

6. Outros profissionais **

* O Endocrinologista que o acompanha há mais tempo, e provavelmente sugeriu o tratamento cirúrgico, continua te acompanhando. Assim seria muito útil a troca de informações deste profissional que o conhece melhor, com a nossa equipe.

** Outros profissionais são solicitados de acordo com a necessidade, por exemplo, Cardiologista, Fisioterapeuta, Pneumologista, Ortopedista, Angiologista, Cirurgião Plástico, etc.

O acompanhamento realizado por um psicólogo e/ou psiquiatra visa à preparação psicológica no pré-operatório, a conscientização dos aspectos emocionais relacionados à obesidade, a promoção do autoconhecimento, a expressão das emoções, a melhora da auto-estima e o apoio necessário às transformações que afetam as relações do indivíduo consigo próprio e com os outros após a cirurgia.

A nutricionista é importante na orientação pré e pós-operatória, acompanhando todo o processo de reeducação alimentar, prevenindo e tratando as carências nutricionais quando presentes.

Os pacientes operados necessitam de acompanhamento por longo período. Visitas devem ser feitas à equipe durante no mínimo dois anos após a cirurgia.

Hoje temos várias opções de tratamento cirúrgico da obesidade e cada paciente tem uma opção cirúrgica mais adequada. Nós estamos preparados para oferecer a melhor técnica a você, considerando seu IMC e seu perfil psicológico.

voltar

Cirurgia da Obesidade. Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.